sexta-feira, 1 de julho de 2011

Galliano vai ao tribunal por insultos racistas


  Fonte:http://jornale.com.br/portal/mundo/140-04-mundo/16435-galliano-vai-ao-tribunal-por-insultos-racistas.html
Insultados por estilista pedem entre 1 e 22 mil euros de indenização

"Não vim aqui para pedir dinheiro. Só venho pedir um euro. A pena já esta definida, e ela vem da 'maison' Dior. O senhor Galliano só deve a ele mesmo", declarou um dos advogados de defesa das vítimas. E acrescenta: “Mudei de opinião sobre esse homem após seu depoimento e o vejo como um homem doente”, após um intervalo de 20 minutos no julgamento do estilista britânico que acontece nesse momento em Paris, e que dura mais de quatro horas. Outra vitima, Philippe Virgitti, reclama 22 mil euros.

Galliano, que havia testemunhado um pouco antes sobre sua homossexualidade, o preconceito sofrido pelas origens espanholas, lembranças de sua infância e de sua mãe, mostrou arrependimento durante a audiência. “Peço desculpas pela tristeza que eu possa ter causado. Mas as coisas das quais eu sou acusado não representam o que eu penso. Esse homem que vocês vêem no vídeo não sou eu", afirmou ele, após a apresentação do vídeo no qual diz amar Hitler, durante o julgamento no Tribunal Correcional de Paris, na tarde desta terça (22).

O estilista britânico responde por insultos antissemitas proferidos a um casal no bar "La Perle", na capital francesa, em fevereiro passado. Com duas testemunhas de defesa (uma é estudante de moda), o estilista aparenta calma e mantém a voz baixa.

Ele confessou, nesta quarta-feira, dependência em álcool, soníferos e valium em sua defesa. Além do vício, o designer apontou a pressão para cuidar de duas marcas (Dior e John Galliano), as mortes do braço direito e amigo Steven Robinson, há quatro anos, e de seu pai, em 2005, como motivos que o levaram a um colapso nervoso. Segundo o canal de televisão France24, durante a audiência, Galliano disse não se lembrar muito bem da noite do dia 24 de fevereiro, nem dos insultos que teria feito ao casal Geraldine Bloch e Philippe Virgitti no bar parisiense "La Perle", no bairro do Marais. “Ainda estou me recuperando do tratamento de desintoxicação de dois meses que me submeti no Arizona e na Suíça logo após as acusações”, confessou ele.

"Em toda minha vida lutei contra o preconceito, sofrendo disso eu mesmo", declarou o designer assumidamente homossexual no tribunal, que também reiterou sua dedicação ao trabalho. "Eu tenho dois filhos. Um era a Dior, o outro era a Galliano", afirmou, sobre as marcas que não dirige mais.

O designer, que compareceu ao tribunal visivelmente mais magro e vestindo terno e colete escuros e um lenço preto com bolinhas brancas no pescoço (sem o chapéu e o visual excêntrico, como de costume), respondeu às perguntas de forma educada e discreta, na companhia de seu advogado Aurélien Hamelle. Durante o processo, Aurélien alegou “tripla dependência" de álcool, psicotrópicos e soníferos de seu cliente como circunstância atenuante, já ele que "não era dono de suas palavras".

A sala de audiência, lotada de jornalistas do mundo todo, foi presidida pela juíza Anne-Marie Sauteraud e trouxe duas das três vitimas, Geraldine e Philippe (a terceira vitima, Fatiha Oummedour, de 47 anos, que diz também ter sido agredida verbalmente pelo estilista, alegou estar no Canadá, mas apresentou testemunho por escrito).  Segundo Philippe, Galliano o teria insultado por cerca de 45 minutos e o teria ameaçado de morte.

Galliano é acusado de "injúrias públicas contra particulares por sua origem, pertinência ou não pertinência a uma religião, raça ou etnia, proferidas contra três vítimas identificadas" e pelas quais poder ser condenado a até seis meses de prisão e pagar uma multa de 22,5 mil euros.

No dia 24 de fevereiro, o casal denunciou o estilista por insultos antissemitas e racistas na calçada do bar "La Perle", no bairro do Marais, em Paris. Depois, Fatiha o acusou alegando ter sido agredida de maneira similar em outubro do ano passado nesse mesmo bar da capital francesa, perto de onde mora o designer.

A marca Christian Dior, que em um princípio suspendeu Galliano de suas funções como diretor artístico, iniciou os trâmites de sua demissão assim que o jornal britânico "The Sun" divulgou um vídeo no qual o estilista, totalmente alcoolizado, dizia "adorar Hitler" e elogiava suas práticas nazistas.

Um mês e meio depois, Galliano foi demitido também da marca que leva seu nome, controlada 91% pela Christian Dior. Na época do incidente, o estilista negou as acusações, mas divulgou comunicado pedindo desculpas sobre seus comentários. "Nego totalmente as acusações contra mim e cooperarei plenamente com a investigação da polícia", declarou o estilista, acrescentando: "Antissemitismo e racismo não têm lugar em nossa sociedade. Eu peço desculpas pelo meu comportamento se causei alguma ofensa".

Nenhum comentário: