quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Casa em São Gonçalo, no RJ, onde umbanda foi criada é demolida‎


Imóvel era reivindicado como patrimônio histórico.
        Prefeitura do município vai estudar o tombamento do local.


Parte da história de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e da umbanda está em ruínas. Uma casa onde aconteceu o primeiro encontro da religião, no início do século passado, foi demolida. A denúncia foi publicada no Jornal Extra. O imóvel era reivindicado como patrimônio histórico.

Cartazes simples, com palavras fortes foram usados para protestar contra a destruição de parte da história religiosa do Brasil. Foi em Neves, São Gonçalo, que a umbanda foi criada há 103 anos. No lugar da casa onde aconteceram as primeiras sessões está sendo construído um prédio.


Do alto, em imagens feitas por helicóptero, é possível observar a casa, praticamente em ruínas. Berço do que é considerada a única religião 100% brasileira.


A propriedade foi vendida em 2010. Representantes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa questionam a prefeitura do município, que não impediu a venda e nem tornou o imóvel patrimônio histórico do município.

“A umbanda nasceu aqui, então esta perda é um dano irreparável”, disse uma representante da religião.

Centro espíritaEm outra parte da cidade, a prefeitura desapropriou o terreno onde, há 40 anos, existe um centro espírita. O projeto é construir uma vila olímpica. Representantes da comissão conseguiram ser recebidos na prefeitura na tarde desta quinta-feira (6). A prefeitura Aparecida Panisset não compareceu ao encontro. No lugar dela, foi o chefe de gabinete.

"Que ele desaproprie o imóvel, e também que ele suspenda a desapropriação do outro imóvel, que é religioso, a Constituição garante esse direito. E o governo federal está dizendo que ajuda, coloca o Ministério da Cultura para ajudar a fazer o museu da umbanda, esta é a proposta", explicou Ivanir dos Santos, integrante da comissão.

A prefeitura de São Gonçalo informou, em nota, que não pretende demolir a sede do centro espírita. Sobre a casa onde foi fundada a umbanda, a prefeitura afirmou que vai estudar o tombamento do imóvel, mas enquanto se tratar de uma propriedade particular, não tem como impedir que o trabalho de demolição da casa continue.

Nenhum comentário: